A abordagem holística em terapias integrativas é um modelo de cuidados de saúde que considera a pessoa como um todo, em busca do bem-estar emocional e físico. Dessa forma, incluímos não apenas o corpo físico, mas também os aspectos emocionais, mentais, espirituais e sociais de sua vida.
Dentre as diversas técnicas utilizadas em uma abordagem holística, este texto destaca a Decodificação Biológica, que considera o corpo, a mente e o espírito como um todo. Ela é baseada na ideia de que todos nós temos a capacidade de nos curar e que a doença é um sinal de que algo não está funcionando bem em nossa vida. A decodificação biológica pode ser uma abordagem eficaz para o tratamento de uma variedade de sintomas, incluindo dor crônica, ansiedade, depressão e problemas digestivos.
A origem da Decodificação Biológica
A prática de Decodificação Biológica (Biodécodage, no original em Francês) é uma metodologia terapêutica criada por Christian Flèche, após anos de pesquisa e experimentações baseadas no significado biológico dos sintomas da doença. Ele partiu de uma nova abordagem para a doença, considerando-a uma solução de intenção positiva oferecida pela biologia para se adaptar a um impacto emocional sofrido em um momento preciso que não era conhecido ou não podia ser expresso ou resolvido. Nas palavras desse estudioso, “o funcionamento do corpo humano e as doenças são uma metáfora de nossas necessidades, emoções e experiências de vida.”
Quando estamos acompanhando e facilitando um processo de decodificaçao, levamos a pessoa a que se conscientize e libere o sentimento não expressado. Assim como o choque biológico foi emocional e seu impacto nos afetou em nossas quatro realidades – orgânica, cerebral, psíquica e energética – é necessário resolver o conflito emocionalmente para que essas realidades sejam liberadas simultaneamente. Dessa forma abrimos a possibilidade de resolução e o corpo pode permitir a cura.