Quyros Terapias Integradas – Kundalini Yoga

Kundalini yoga: estrutura de uma aula

Compartilhar

Como é a estrutura de uma aula de Kundalini yoga? Essa é uma dúvida frequente de quem nunca participou, mas está começando a se interessar pela modalidade. Esse interesse é justificável, uma vez que esse tipo de prática traz inúmeros benefícios para corpo e mente.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o Kundalini yoga é uma prática antiga que foi desenvolvida para ativar a energia potencial que reside na base da coluna vertebral de todos nós. 

O que isso significa? Como funciona a aula de Kundalini yoga? Quais são os principais mantras? Tudo isso você vai descobrir neste conteúdo do Blog da Quyros Terapias Integradas

Sat Nam e boa leitura para você!

Kundalini Yoga: o Yoga da Consciência

O Kundalini yoga une prática física, combinação de posturas, técnicas de respiração, meditação e canto de mantras. Todos esses elementos combinados beneficiam corpo, mente e espírito. Por isso ele é conhecido como o yoga da consciência.

Assim, a aula combina aspectos físicos e espirituais, buscando o despertar da energia de vida, o autoconhecimento e maiores conexão espiritual e equilíbrio entre corpo, mente e espíritu.

Você pode conhecer mais detalhes no nosso artigo que explica em detalhes o que é Kundalini yoga

Como começa a aula de Kundalini yoga?

Para começar, uma saudação ao divino. Ela é feita por meio do mantra Ong Namo Guru Dev Namo. Logo no início da aula, o praticante busca reconhecer a sua conexão com o divino e abre as portas para que a sabedoria interior guie a prática. 

O mantra Ong Namo Guru Dev Namo também já foi tema dos nossos conteúdos. Ele é poderoso e também é conhecido como Mantra Primal ou Adi Mantra. Vale conhecer os detalhes!

Seguidamente é entoado o mantra AD GURÉ NAME JUGAD GURÉ NAME SAD GURÉ NAME SIRI GURU DEVE NAME para estabelecer um campo de proteção durante a prática.

O próximo passo na estrutura da aula de Kundalini yoga é a apresentação do tema da aula e a intenção para a prática. Essa é uma explanação que o professor faz para os demais participantes.

Em seguida, é hora de colocar o corpo em ação com uma sequência de aquecimento para preparar a musculatura. Em geral, isso é feito com movimentos dos braços, balanços da coluna vertebral e torções suaves, além de técnicas de respiração específicas.

Algumas das técnicas usadas nesse momento são a respiração alternada pelas narinas (Nadi Shodhana Pranayama) e a respiração de fogo (Agni Prana).

Posturas (Kriyas) do Kundalini yoga

Com o corpo aquecido e a mente preparada, é hora das da sequência de posturas conhecidas como kriyas. 

Por meio dessas posturas, adotadas em sequência e por um determinado período de tempo, são trabalhadas áreas específicas do corpo. O objetivo das kryas é aumentar a energia e relaxar a mente.

A respiração é uma parte importante desse processo. Ela deve ser trabalhada em sincronia com os movimentos do corpo, criando um ritmo constante que ajuda a manter o foco e estimula o sistema nervoso e equilibrar as emoções.

Mantras são fundamentais

As aulas de Kundalini Yoga também são marcadas pela entoação diversos mantras. Como já falamos, a prática começa com o mantra Ong Namo Guru Dev Namo, mas ele não é o único.

Mantras são palavras ou frases sagradas que são repetidas para ajudar a concentrar a mente e criar uma vibração específica. É por meio dessa prática que o indivíduo experimenta as sensações de meditação em movimento, o que ajuda a acalmar a mente e abrir o coração.

Mais perto do fim da aula, há um período de relaxamento conhecido como Savasana, no qual é permitido relaxar completamente, permitindo que os efeitos da prática sejam integrados. A Savasana pode ser acompanhada de uma meditação guiada ou simplesmente um tempo de silêncio. 

Na sequência temos sempre um tempo de meditação.

A aula de Kundalini Yoga é concluída com uma saudação ao divino, agradecendo pela prática e pelas bênçãos recebidas. Isso é feito com a entoação do mantra Sat Nam. 

O significado de Sat Nam é “a verdade é minha identidade” e valoriza a nossa alma do praticante, deixando de lado as limitações do seu ego. Sat Nam também é uma saudação comum entre os praticantes do Kundaklini Yoga, uma tradição nascida na época dos antigos Sikhs.

Se você se interessou, vale conhecer mais sobre o mantra Sat Nam, a semente da verdade, aqui no blog.

Resultados da aula de Kundalini Yoga

Cada pessoa tem seu próprio ritmo e capacidade. Um adolescente e um idoso têm, obviamente, níveis físicos diferentes. No entanto, qualquer um deles pode melhorar a sua relação com o corpo. Esse é um dos benefícios da aula de Kundalini yoga.

Da mesma forma que exercitamos o corpo, a nossa mente também tem melhoras com a prática. O Kundalini yoga alivia estresse e ansiedade, auxilia na superação de vícios e maus hábitos e ainda é uma ferramenta para o despertar da criatividade e da espiritualidade.

O Kundalini Yoga pode transformar a sua vida! Experimente!

Sat Nam e até o próximo artigo!

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

#quyrosterapias

@quyrosterapias