Quem pratica o Kundalini Yoga já sabe: cada aula começa com o Adi Mantra. O Ong Namo Guru Dev Namo é entoado em busca de uma sintonia entre o praticante e a Cadeia Dourada, uma centelha de força interna capaz de nos conectar com aqueles que já percorreram esse caminho de conhecimento.
Caso você ainda não conheça esse e outros mantras, tenha dúvidas sobre o que é e como o Kundalini Yoga impacta nossos corpos e mentes, é hora de ganhar conhecimento.
Bem vindo ao Blog da Quyros Terapias Integradas. Boa leitura!
Equilíbrio físico e mental
Você já sentiu como em nossos tempos tão corridos é difícil manter o equilíbrio entre o físico e o mental? Temos tantas responsabilidades, desafios e afazeres que muitas vezes simplesmente não damos a devida importância à busca da espiritualidade e de um corpo em maior equilíbrio.
Pois saiba que ter mente e corpo em sintonia é um objetivo do Kundalini Yoga.
Essa é uma prática milenar nascida na Índia, Tibet e Nepal e mantida em segredo por séculos. Já no século XX, mais precisamente em 1968, ela foi apresentada ao ocidente pelo Mestre Yogi Bhajan e hoje está disponível para todos nós.
O Kundalini Yoga busca uma expansão de conhecimento e da consciência. Para isso, ele desperta a chamada energia kundalini, que está em estado dormente em todos nós, na base da coluna vertebral.
Essa energia percorre nossos sete chakras (nossos centros de energia), despertando equilíbrio e conexão espiritual a partir de autoconhecimento e consciência corporal.
E tudo isso começa com o Adi Mantra.
O que é o Adi Mantra?
Os mantras são parte fundamental dos ensinamentos do Mestre Yogi Bhaja. Ao entoá-los, o praticante do Kundalini Yoga busca vibrações que culminam na elevação de estados mentais positivos.
Por meio dos mantras, encontramos paz, prosperidade e conexões espirituais.
O primeiro deles, entoado pelo menos três vezes antes de cada sessão, é o Adi Mantra. Esse é um mantra primal que se entoa: Ong Namo Guru Dev Namo.
O Mantra completo significa, em uma tradução livre para o português: “Me curvo em reverência diante da Sabedoria Criativa, do Divino Mestre Interior”.
É importante compreendermos que os significados do Adi mantra vão muito além da pura e simples tradução. Vamos entender melhor.
Significados do Adi Mantra
O significado mais profundo desse mantra primal está diretamente ligado aos objetivos do Kundalini Yoga.
Essa prática busca autoconhecimento, equilíbrio entre mente e corpo, aumento da vitalidade, despertar do potencial criativo e espiritual e um nível mais elevado de consciência, entre outros objetivo voltados para a parte física.
Começar uma aula com o Adi Mantra significa criar uma conexão entre o seu Ser Superior ou Mestre Interno. É uma espécie de abertura com o nosso próprio canal espiritual.
O Adi Mantra ainda tem um significado profundo de humildade. Ao entoá-lo, nos curvamos de forma literal e metafórica a um poder maior que está interiorizado e que muitas vezes não conseguimos nos conectar no dia a dia.
Benefícios físicos do Kundalini Yoga
Há toda uma lição de espiritualidade e humildade presente no Adi Mantra que é parte intrínseca do Kundalini Yoga. É a partir desse mantra primal que nos sintonizamos com nossa própria consciência em busca de equilíbrio.
Essa conexão permite o aumento da força mental, do nosso potencial criativo e do nosso poder de concentração.
Para além disso, há também uma maior conexão com o nosso próprio corpo.
A partir da prática dos ensinamentos do Kundalini Yoga também temos fortalecimento e alongamento da musculatura, aumento de flexibilidade e do equilíbrio, e melhoria no nosso sistema respiratório.
Para todas as idades
Buscar o equilíbrio entre a mente e o corpo traz benefícios para todos nós, não importa a idade ou o atual nível físico.
Lições de humildade e de autoconhecimento podem ser aplicadas com grandes benefícios tanto para crianças e adolescentes quanto para pessoas na idade adulta ou até na terceira idade.
Um último detalhe: o aumento da flexibilidade e o fortalecimento muscular culmina em uma vida mais independente e plena para quem já está com uma idade avançada. Um corpo mais equilibrado evita riscos, como por exemplo o de quedas, trazendo ainda mais um benefício para o praticante.