Na filosofia do Kundalini Yoga, segundo Yogui Bhajan, recebemos os ensinamentos sobre a Era de Aquário e os cinco sutras para viver nela.
Antes de entrar na matéria, achamos importante esclarecer o que é Era de Aquário e o que é Sutra:
- A cada dois mil anos é iniciada uma Nova Era astrológica. Por volta do ano 2000, mudanças na posição dos astros marcaram a passagem da Era de Peixes para a Era de Aquário. Por isso, que falamos que estamos na Era de Aquário.
- Sutra é um ensinamento em forma de texto. Ele tem origem nas antigas tradições espirituais indianas, do hinduísmo, do budismo e do jainismo. A palavra é um substantivo derivado do verbo √siv, que significa costurar.
Yogi Bhajan e seus conhecimentos
Yogi Bhajan nasceu em 1929, na Índia. Visionário, quebrou a antiga tradição de segredo dos ensinamentos do Kundalini Yoga. O mestre passou a democratizar os conceitos dessa ciência que une yoga e meditação.
Segundo Yogi Bhajan, já houve muitas Eras na história da humanidade. Na Era anterior, a de Peixes, as pessoas usavam o poder para justificar seus atos, esquivando-se de suas consequências e responsabilidades. Essa Era foi marcada pelas máquinas e hierarquias. O lema era “ser ou não ser”.
A Era de Aquário é regida pela consciência, informação e energia. Nessa Era o lema é “ser para ser”. A ação prática deve ser a linguagem do ser desperto. A pessoa vai precisar acessar a capacidade para avaliar seus próprios atos e suas consequências, antes de realizá-los. As ações honestas e verdadeiras serão a maior dádiva do indivíduo, deixaremos de usar a mente para justificar nossos atos e nos abriremos mais para a intuição, a emoção e o sentir.
Conheça os 5 sutras da Era de Aquário:
Para viver na Era de Aquário devemos nos abrir a estes novos entendimentos:
- Reconheça que o outro é você
Todos somos um, apesar de termos dificuldades para enxergar essa realidade. As turbulências da vida, o stress, o dia a dia ao qual estamos submetidos dificultam essa percepção, criando uma ilusão na qual tudo parece separado.
No entanto, quando estamos em perfeito equilíbrio entre corpo e mente e espírito, a percepção dessa realidade é possível.
Práticas como o Kundalini yoga e a meditação nos ajudam a afastar as polarizações, os condicionamentos e os filtros que nos separam da unidade.
Nesta nova Era devemos aprender que estamos sempre nos projetando no outro, e que tudo aquilo que eu gosto de alguém é porque isso está em mim, mas, também, aquilo que eu critico ou me irrita do outro, é porque também está em mim. Encontrar a Paz comigo é encontrar a Paz com o mundo.
- Há um caminho através de cada bloqueio
Nos momentos de dificuldade estamos acostumados a sentir indignação, raiva, revolta, medo, ansiedade. Esses são sentimentos naturais quando nos deparamos com os obstáculos da vida.
É verdade que às vezes, é difícil entender que cada obstáculo possui ensinamentos. Na Era de Aquário seremos levados a compreender o obstáculo como uma plataforma de elevação.
Quando você estiver na frente de um bloqueio no seu caminho, experimente a se perguntar “O que há de bom aqui que não estou vendo?” “Qual consciência eu devo tomar aqui?”. Isso vai te preparar para mudar a perspetiva e encarar com mais leveza a situação.
- Quando a pressão estiver sobre você, tome ação e a pressão se dissolverá
O terceiro dos cinco sutras da Era de Aquário mais uma vez trata das pressões que enfrentamos na vida e sobre a maneira como nos relacionamos com elas.
Ora, não há vida sem pressão. Literalmente, desde que nascemos passamos por situações potencialmente estressantes. O parto é uma prova disso.
É nesse ponto que esse sutra se mostra brilhante. Podemos enfrentar as pressões com sentimentos negativos, o que gera cansaço e bloqueios que podem afetar a nossa saúde. Ou podemos encarar a pressão como uma oportunidade de crescimento.
Dessa forma, usamos a pressão como uma mola propulsora para o crescimento, eliminando aspectos negativos e nos concentrando na evolução que ela nos proporciona.
É por isso, que na frente desse momento de pressão que às vezes nos deixa paralisados ou ficamos inseguros, o melhor é começar a atuar, tomar a primeira ação e assim a pressão se dissolverá.
Tente experimentar na próxima vez que se sinta nessa situação.
- Compreenda através da compaixão ou não compreenderá os tempos
Você já notou como a vida está mais acelerada? Nossa forma de viver mudou radicalmente nos últimos anos, assim como a forma como nos relacionamos com o mundo e com a nossa própria existência.
Em muitos momentos, falta tempo para nos conectarmos com o que realmente importa. É preciso compreender que a gratidão pela vida, a paciência, o olhar cuidadoso ao próximo e à natureza são necessidades.
A mudança de perspetiva na Era de Aquário é abrirmos o coração e viver desde esse espaço de Amor.
- Vibre o cosmo e o cosmo liberará o caminho
Encerrando os cinco sutras da Era de Aquário, encontramos mais um ensinamento que nos leva a uma mudança profunda na forma em que nós vivemos as nossas vidas.
Este sutra nos pede para aprender a soltar o controle e a soltar a necessidade de querer dirigir os acontecimentos. Na Era de Aquário aprenderemos que não podemos controlar nada com nossa mente.
A abertura de coração que nos pede o quarto sutra, irá destronar a mente, e passaremos de viver desde o medo para viver desde o Amor. Essa frequência do Amor nos conecta com o Cosmos.
Para abrirmos a esse ensinamento é preciso ter momentos de não fazer nada, buscar o silêncio, meditar, nos aproximarmos da natureza.
A ciência yoguica chama o “vibrar do cosmo” de Pratyahara, palavra que tem como significado sincronizar com o Um Infinito. Não importa as pressões às quais estamos submetidos, ao nos conectarmos somos mais fortes e saudáveis.A Era de Aquário trará a reconciliação e a integração dos lados material e espiritual da existência. Na Era de Aquário a completude do ser virá do sistema sensorial e da capacidade de ação elevada que deverá partir do coração.